A produção “moderna” de uvas na empresa teve início em 1993 com as castas Loureiro e Vinhão, sendo nesta altura a totalidade das uvas vendidas. Em 2006 construímos uma adega, passando a vinificar parte das uvas produzidas e a partir de 2008 a comercializar os vinhos sob a marca Quinta das Fontainhas. Em 2013, fizemos novas plantações de vinha tendo introduzido mais duas castas brancas: Alvarinho e Trajadura. Neste momento, cerca de metade das vinhas têm 30 anos e como tal os vinhos produzidos são um blend de vinhos provenientes de “vinhas velhas”, com vinhas mais recentes.

“Everything should be made as simple as possible, but not simpler” – Albert Einstein. Este princípio faz parte da nossa filosofia e como tal trabalhamos, na vinha e na adega, para que os nossos vinhos sejam a expressão natural do terroir e das castas utilizadas.

VINHO VERDE DOC BRANCO

Na adega privilegiamos processos naturais que potenciem as características das uvas/castas utilizadas. Os nossos vinhos brancos, após a fermentação com temperatura controlada, estagiam durante alguns meses em balseiros de inox sobre as borras finas do final da fermentação (sur lie) e com alguma agitação do vinho (batonnage). Estes processos naturais tornam os vinhos mais elegantes, com uma estrutura mais completa, mais estáveis e por isso também com maior longevidade em garrafa (3-4 anos). Neste período de estágio em garrafa, o carácter mais fresco dos aromas adquire notas de evolução muito interessantes para apreciadores de vinhos mais complexos.

20180426_134228

LOUREIRO


Um Loureiro genuíno, com aromas frescos e elegantes

O vinho, Quinta das Fontainhas | Loureiro, tem uma excelente expressão aromática e gustativa, revelando todas as características da casta utilizada: frescura, juventude e aroma frutado e floral.

ALVARINHO


Um Alvarinho portentoso, aromático e equilibrado, com notas aromáticas suaves e harmoniosas

O vinho, Quinta das Fontainhas | Alvarinho, apresenta um sublime perfil aromático frutado, com notas minerais, mantendo a frescura bem harmonizada com a dimensão do vinho.

VINHO VERDE DOC ROSADO

O nosso rosé tem por base a casta Vinhão, que é uma casta tintureira, o que obriga a um cuidado extremo na extração do mosto das uvas. Deste modo, a prensagem das uvas é feita a baixa pressão e de forma rápida para reduzir também a oxidação do mosto e preservar o excelente carácter frutado da casta. As etapas seguintes de vinificação e acabamento do vinho seguem o mesmo protocolo e tecnologia dos vinhos brancos.

ROSÉ


Um vinho de cor rosa pálida, muito elegante, com notas minerais e frutadas

O vinho, Quinta das Fontainhas | Rosé, é um rosado bastante elegante, com alguma mineralidade, harmonizada com aromas florais e de frutos silvestres, com um final muito fresco. É um vinho bastante versátil, ideal para diversos momentos e diversos tipos de cozinhas. Perfeito como aperitivo, mas também para a refeição, com cozinha japonesa, asiática, saladas, marisco ou sushi.

 

VINHO VERDE DOC TINTO

Os nossos vinhos tintos são fermentados em balseiros de inox troncocónicos para potenciar a extração dos compostos aromáticos e corantes, com remontagem do mosto e com micro-oxigenação. Após a fermentação, o vinho estagia durante alguns meses em cubas de inox sobre as borras finas do final da fermentação (sur lie).

VINHÃO


Um vinho tinto singular: um tónico fresco e frutado para harmonizar com pratos intensos*

O vinho Quinta das Fontainhas | Vinhão, derivado da casta utilizada, tem uma frescura vibrante e um corpo médio e redondo pela boa integração dos taninos no volume do vinho.

* Arroz de pica no chão, lampreia, leitão assado, cabrito, rojões à moda do Minho; deve consumir-se ligeiramente fresco.

QUINTA DAS FONTAINHAS DESDE 1700 A CULTIVAR EMOÇÕES

SEJA RESPONSÁVEL, BEBA COM MODERAÇÃO